Philips


Em 11 de março de 1927, a Philips entrou no ar com a estação de rádio de ondas curtas PCJJ (mais tarde PCJ), que foi unida em 1929 pela estação irmã PHOHI (Philips Omroep Holland-Indië). A PHOHI transmitiu em holandês para as Índias Orientais Holandesas (agora Indonésia) enquanto a PCJJ transmitia em inglês, espanhol e alemão para o resto do mundo.

O programa internacional aos domingos começou em 1928, com o apresentador Eddie Startz apresentando o programa Happy Station, que se tornou o programa de ondas curtas mais antigo do mundo. As transmissões dos Países Baixos foram interrompidas pela invasão alemã em maio de 1940. Os alemães requisitaram os transmissores em Huizen para usar em transmissões pró-nazistas, algumas originárias da Alemanha, outros concertos de emissoras holandesas sob controle alemão.

A Philips Radio foi absorvida logo após a liberação, quando suas duas estações de ondas curtas foram nacionalizadas em 1947 e renomeadas como Radio Netherlands Worldwide, o Serviço Internacional Holandês. Alguns programas PCJ, como Happy Station, continuaram na nova estação.